História

        História

        A cidade de Aurilândia, teve seu início com a descoberta de garimpo de ouro, entre o Rio São Domingos e o Ribeirão Santa Luzia, no município de Paraúna, região fértil e fartamente irrigada. Com a constante afluência de famílias, atraídas pelo garimpo, formou-se o povoado, que recebeu o nome de Santa Luzia, homenagem à padroeira do lugar e nome do ribeirão próximo.

        Cessada a mineração, voltaram-se os habitantes para as atividades agrícolas, o que motivou novo impulso à povoação, elevada a distrito, com o nome de Marilândia, lembrando a figura de Mário Melo, grande incentivador da localidade. Não se efetivou contudo, a instalação.

 

        Formação administrativa

        Sediado no povoado de Santa Luzia (que passou a se denominar Aurilândia pela Lei n.° 173, de 7 de outubro de 1948), o município e o distrito foram desmembrados do município de Paraúna. Com o novo topônimo de Aurilândia quer quer dizer Terra do Ouro, o município foi instalado em 1.° de janeiro de 1949. Na divisão territorial de 1950, figurava com os distritos de Aurilândia (sede) e Moitu e, atualmente, é composto apenas do distrito-sede, Aurilândia.

 

        Cartão Postal da Cidade

        Auri Park situado na região central da cidade. É nele onde ocorrem as festas e shows da cidade. Além de reunir os jovens em um clima muito harmonioso e agradavel para pratica de esportes e uma prezeirosa conversa ao entardecer.

 

        Festas Regionais

        Aurilândia é sede da Festa da Guariroba, festa muito conhecida em toda a região, pelo sabor amargo, mais também delicioso do fruto da guariroba.

        Temporada de praia e realizada em julho atraindo milhares de pessoas. O rio São Domingos proporciona um banho bem relachante com shows e competições esportivas a margem do rio.

       

         Radio munincipal

  87,9 Aurilândia FM (Evangélica, Variada, POP, Sertanejo)

 

        Sobre o município

        Fundação: Venâncio Taveira de Matos
        Gentílico: Aurilandense

        Aniversário da Cidade: 08 de Outubro.

        Municípios limítrofes: Cachoeira de Goiás, Córrego do Ouro, Firminópolis, Moiporá, Paraúna, São João da Paraúna e São Luís de Montes Belos.

        Distância até a capital 130km

       

Área 565,152 km²
População 3.709 hab. est. IBGE/2009 [2]
Densidade 7,5 hab./km²
Altitude m
Clima Tropical